LCD ou Plasma? Saiba qual é a melhor TV
A forma como se vaª televisao vai mudar drasticamente com a TV digital. Mas a chegada dessa revolução é precedida por outra, e de forma acelerada. É a troca dos antigos aparelhos de tubo de imagem por outros mais modernos, finos e com uma tela bem maior.
Os fabricantes esperam vender 2,5 milhaµes de televisores sofisticados no Brasil em 2008, 150% a mais do que no ano passado. Mas para assistir ao futebol ou a novela em uma tela plana de 42 polegadas, a primeira escolha a ser feita é entre as duas principais tecnologias disponíveis no mercado: plasma ou cristal líquido (LCD). Com qualidade de imagem, design e tamanhos parecidos, elas parecem ser uma coisa só. Mas não sao.
O Laboratório de Processamento Digital de Sinais da Universidade de Brasília (UnB) testou as duas tecnologias para saber qual é a melhor. Sob a orientação do professor Ricardo Queiroz, a equipe comparou um modelo Sony Bravia KLV-40V410A, uma LCD de 40 polegadas e resolução de 1.080 linhas, com a LG 42PG60D, de plasma, 42 polegadas e resolução de 720 linhas (ambos cedidos pelos fabricantes). Foram avaliados os pontos mais sensíveis, como fidelidade e espectro das cores, rastro das imagens em movimento, ângulo de visao, contraste e efeito de blur (o borrao deixado por imagens em movimento). Os pesquisadores constataram que a escolha não é simples. Depende de como e para que o aparelho será usado.
O primeiro passo é descobrir qual a melhor tela disponível – uma pergunta para a qual não há uma só resposta. Para medir a intensidade e a diversidade de cores emitidas pelos aparelhos, a equipe utilizou um colorímetro, dispositivo que, preso a tela, dispara tons diferentes e mede como eles sao exibidos. Nesse quesito, ponto para o plasma, que conseguiu um gamut (intervalo de cores que pode ser exibido ou impresso) maior do que o LCD.
A tela de plasma também representou as cores com mais fidelidade. Quando colocados lado a lado para reproduzir uma mesma imagem contendo cores-padrao, o LCD mostrou alguns tons distorcidos. Os especialistas observam, no entanto, que essa distorção só é perceptível em condição extrema, como a que foi testada. Em situação normal, a diferença não é tao óbvia.
A prova revelou a maior falha do plasma: o efeito burn-in, a imagem fantasma que persiste na tela após a exibição ter terminado. Esse problema desqualifica a tecnologia para monitores de computador, que reproduzem a mesma imagem (como as barras dos programas) por muito tempo.
Um aºltimo teste, que poderia representar uma desvantagem para LCD, acabou demonstrando a evolução desta tecnologia. Os pesquisadores projetaram uma imagem com linhas verticais alternadas, pretas e brancas, bem finas. A intenção era verificar a partir de que posição o espectador deixaria de ver as colunas e passaria a perceber apenas um borrao cinza. O resultado mostrou que as pessoas sentadas quase que na mesma linha do aparelho não teriam esse problema.
Fonte: http://www.mundowireless.com.br/html/20 ... l#more-642
LCD ou Plasma? Saiba qual é a melhor TV
- leandropalmeira
- Comunidade Técnica VIP
- Mensagens: 3924
- Registrado em: Seg Out 20, 2008 11:14 am
- Localização: Caxias do Sul - Rio Grande do Sul