
Material:
1 - Pedaço de chapa que possa atrair ima (utilizei nas fotos carcaça de fonte de PC)
1 - Pedaço de cortiça ou EVA (Utilizada 3mm)
1 - Filme plástico (transparaªncia ou algo que proteja a pintura e ou a arte imprimida - isso fica a gosto de quem montar)
1 - Cola spray 3M (ou qualquer outra cola que segure as partes)
1 - Tinta spray ou similar
1 - Estilete para corte e acabamento
1 - Régua, esquadro, base de corte
1 - Imas pequenos que serao utilizados para segurar a placa a ser trabalhada

Cortar um boa área que não se tenha muitos furos e outros que possa prejudicar as peças magnéticas a se fixarem sobre o metal.

Lixar para eliminar rebarbas e outros para melhor aderir a pintura, após a pintura estiver seca, passar para a seguinte etapa.

Com o auxílio do ferro de passar acerte a folha de cortiça (em caso de EVA não é necessário).

Cortar uma área um pouco maior que a de metal

Aplicar cola nas duas partes e cortar as sobras.

O mesmo deverá ser feito com a transparaªncia.

Cuidado ao colar e recortar pois se soltar a transparaªncia, pode-se estragar tanto a pintura da chapa como o impresso na transparaªncia. Sempre utilizo uma arte impressa no filme que vai proteger a base, assim serve de lembrete, as medidas e ou de muita serventia as réguas e guias impressas.

Finalizando nossa base metálica, já com a cortiça colada a qual dá aderaªncia a mesa e não risca.

O mesmo do lado do filme plástico, que protege o que foi impresso e facilita a limpeza, e sendo transparaªncia laser, esse plástico acaba suportando uma temperatura acima de 170 graus, assim um respingo de solda não vai danificar muito o revestimento.

Peças de alnico retirada de alto-falantes, tem pouca atração magnética, mas o suficiente para segurar uma plaquinha pequena sem que ela fuja de suas maos.

Outro exemplo contendo marcações e medidas.

As peças magnéticas podem ser diversas, basta usar a criatividade e bolar um jeito de que elas possam ser usadas tanto para calço como segurar pelas laterias das placas.

não é aquela Brastemp, mas quebra um galhao.

Uma das vantagens é que a plaquinha a ser montada fica ali quietinha sem sofrer riscos e ou outra ação que poderia estragar o trabalho em andamento.

O uso é infinito...

Uma idéia bacana para as peças de fixação é o uso de pedaços de alumínio ou até mesmo pequenos dissipadores revestidos com cortiça e neles fixados as PEÇAS MAGNÉTICAS de UNIDADE OPTICAS, isso mesmo, pois em cada unidade velha que iria para o lixo pode-se aproveitar as duas peças que tem um campo magnético extremamente forte e fixá-las é super simples com o uso de super-bonder.

Tenho várias bases dessa que sempre ficam ocupadas com as montagens em andamento, o uso desse artifício resulta em uma qualidade maior nas montagens uma vez que vocaª não fica pegando e jogando a coitada da placa pra lá e pra cá.

Espero que aproveitem a idéia e que possam reaproveitar os materiais que temos em maos.
Forte abraço a todos.