Fonte Ajustável com controle de zero
Na página há algumas fotos da que foi utilizada com uma tafro de 15V tendo ai em sua saída apenas um máximo de 12V. Mas conforme o datasheet do LM317 podemos conforme especificações estar ai usando uma entra de até 35V ara uma saída de 33V.
Página do projeto;
http://www.virtuatec-eletronica.com.br/ ... eview.html
O lay-out, diagrama poderá ser encontrado na página acima, infelizmente devido a troca de Hds da loja, não possuo os arquivos originais, restando apenas o que está hospedado no site em formato JPG.
Componentes utilizados, vejam o quanto simples é a fontezinha, com relação ao seu custo e resultado final. Resistores e jumpers no lugar.
Demais componentes colocados em seus respectivos lugares. Todo o projeto é basicamente uma sugestao do fabricante do LM317 e maiores informações poderao ser conseguidos nos diversoso fabricantes aos quais fabricam o componente LM317, apenas deixo um lembrete de que cada fabricante tem incrementado algo a esse componente, entam vale apenas pesquisar entre os datasheets de vários fabricantes, inclusive alguns adotam a tensao de entrada do LM317 para 40V e corrente de saída da ordem de 1,5A.
ALguns detalhes que não contam no diagrama é o uso de diodos Schottky (DATASHEET AQUI! http://www.classiccmp.org/rtellason/dio ... 1N5820.pdf) já tenho utilizado sem maiores problemas o diodo 1N5822 de 3A embora seja para uma tensao de 40V, trabalha com uma boa folga com uma tensao de 30V sob regime de 1,5A ou caso não consigam diodos iguais a este, o tradicional 1N5408 segura a bronca do projetinho.
Uma das características atrativas dos LM317 e ou os demais da série, é que suportam trabalhar em paralelo diretamente sem o auxílio de resistores compensadores em suas saídas, e o melhor; mantém suas caracteristicas quanto a sua proteção de sobretensao, calor excessivo e curto circuito.
Assim dois tradicionais LM317 suportam 3A socegados, evidentemente é aconselhado o uso de um bom radiador de calor, em casos de uma caixa metálica, deve-se usar isoladores. Notem que é feito um arranjo de dois potencia´metros em série (5K + 500R) para essa configuração, usa-se um potencia´metro de 10K com um resistor de precisao de 10K em paralelo fazendo com que o potencia´metro se porte como um de 5K, o mesmo é feito com o potencia´metro de 1K com um resistor de 1K ambos resistores de 1% assim teremos o de 5k para ajuste grosso de tensao, no caso de 0V a 30V e no de 500R o ajuste fino compreendendo uma alcance de uns 3V (dos 30V caso seja o máximo de saída).
O resultado é uma fonte ajustável capaz de fornecer uma tensao LIMPA e regulada de acordo com as características do regulador LM317, proteções funcionais de acordo com o fabricante especifica, lhes garanto que uma tensao de 0V a 30V por 3A é mais do que suficiente no dia a dia de bancada, para reparos de pequenos aparelhos. No caso de ampliar seus recursos, podemos utilizar dois circuitos idaªnticos compreendendo em uma fonte símetrica, e com o auxílio de voltímetros e amperímetros podendo fornecer um boa fonte de baixo custo, lembrando que também é possível utilizá-la como uma aºnica fonte de 30+30V (no meu caso 29+29V) mantendo a corente em 3A basta utilizar o -VCC como negativo e atuando nos dois potencia´metros totalizamos uma fonte de 0V a 60V.
Um exemplo que tenho a mais de 5 anos na bancada e fornece apena uma tensao simétrica de 29V sob 3A;
Notem que nesta fonte acima, foi utilizado uma transformador de 24V+24V assim o máximo conseguido depois da retificação, filtragem e a perda de 2,5v nos reguladores, sobram apenas 29V aproximadamente. Os indicadores de corente ficam zerados quando não há consumo, ambos 4 foram feitos com o ICL7107, e todos com fonte de alimentação independente, mas isso é assunto para outro tópico.
Fica ai a sujetao de mais uma montagem prática.
Forte abraço a todos.
Fonte Ajustável com controle de zero - montagem
- Marcio_Ortolan
- Comunidade Técnica VIP
- Mensagens: 102
- Registrado em: Qua Out 29, 2008 9:23 am
- Localização: Arujá - SP
- Contato: