[BLOCKQUOTE][BLOCKQUOTE]Eleitor pode perder o direito de escolher seus candidatos
http://froilamoliveira.blogspot.com/201 ... ja-ii.html
[HR]
No Congresso Nacional tramita uma Proposta de Emenda a Constituição nada compatível com o sistema democrático aplicado no Brasil. A PEC quer tirar do brasileiro um bem conquistado com muito esforço:o direito de escolher os seus candidatos ao Legislativo (vereadores, deputado federal e estadual).
Pela proposta o eleitor não teria mais liberdade em escolher um a um os seus candidatos. O texto do Congresso impaµe a criação de legendas já com nomes escolhidos pelos partidos.
Hoje, o leitor tem o livre arbítrio de votar pelo ideal do candidato e não do partido, ou vice-versa, isto depende da escolha do eleitor. Ele pode votar em candidatos que disputem diferentes cargos em diferentes partidos. Exemplo: O ‘Joao’ pode votar no vereador do PT, deputado estadual do PMDB e deputado federal do PSDB, ou seja, ao modelo da democracia.
Caso a proposta seja aprovada, o eleitor terá de escolher uma legenda com candidatos do mesmo partido, mesmo que um ou todos integrantes daquele grupo não sejam do agrado e nem da confiança do voto do eleitor. O voto será restrito a vontade do eleitor.
O modelo proposto, chamado de ‘lista fechada’ é um dos itens que fazem parte da Reforma Política em discussao no Congresso. Foi aprovado pela comissao da Reforma Política do Senado. Para entrar em vigor também vai precisar ser aprovada pelo plenário da Casa e depois da Câmara.
De grande interesse e pouco divulgado
Matéria sobre o assunto foi publicada na revista ‘Veja’ deste maªs (edição 2217), mas pouco tem se ouvido falar sobre um assunto tao importante a sociedade, afinal, com a democracia foi o o povo que ganhou o direito de escolher seus representantes e não eles o direitos de se imporem aos eleitores. Desta forma alguns especialistas na área política dizem que o voto praticamente seria "empurrado goela abaixo'.
Para a Revista a intenção desta proposta parte principalmente da liderança do Partido dos Trabalhadores (PT) com objetivo de continuar com o poder em maos. “O que se pretende com a lista fechada é, portanto, congelar o momento atual da política brasileira, em que o PT domina a paisagemâ€, citou o jornalista Igor Paulin.
“Informação é poder. E os nobres deputados não estavam nem um pouco interessados em que os eleitores tivessem acesso a essas informações’, disse a jornalista e cientista polícia, Lucia Hippolito, em seu blog .
Para Lucia o sistema de voto no país já é falido e muitos não percebem. Ela lembra que nas eleições de 2006, apenas 39 deputados federais, em todo o Brasil, atingiram o quociente eleitoral de seus estados. Os restantes 474 se elegeram com votos da coligação e das sobras eleitorais. Ou seja, o eleitor não sabe quem foi eleito com o voto que ele depositou na urna.
O Brasil precisa de Reforma Política, mas não com pontos que os favoreçam os parlamentares e sim a sociedade. Que o voto seja respeitado e não manipulado. Precisa de reformas justas, éticas e acima de tudo: que seja dentro da verdadeira democracia.
Fonte: A Tribuna News/Juliana Santos
http://www.atribunanews.com/exibe.php?id=73965
[/BLOCKQUOTE][/BLOCKQUOTE]
Eleitor pode perder o direito de escolher seus candidatos
- leandropalmeira
- Comunidade Técnica VIP
- Mensagens: 3924
- Registrado em: Seg Out 20, 2008 11:14 am
- Localização: Caxias do Sul - Rio Grande do Sul
Re: Eleitor pode perder o direito de escolher seus candidato
De uma partido que só vaª defeito nos outros não se pode esperar outra coisa, hoje mesmo está vazando mais denuncias contra o Palloci, no entanto o própio vice presidente da repaºblica está liderando uma blindagem em cima dele, quero lembrar que o Collor de Melo foi cassado por muito menos do que isto, o ar ao redor do planalto está cada vez mais fétido.