Gravador para o microcontrolador PIC16F84A

Destinado á  discussões de temas livres etc...
Você precisa estar Logado para acessar os demais Fóruns, SEJA BEM VINDO - ao mundo da Tecnologia.
Responder
Avatar do usuário
Marcio_Ortolan
Comunidade Técnica VIP
Comunidade Técnica VIP
Mensagens: 102
Registrado em: Qua Out 29, 2008 9:23 am
Localização: Arujá - SP
Contato:

Gravador para o microcontrolador PIC16F84A

Mensagem por Marcio_Ortolan » Sex Jun 12, 2009 11:22 pm

Gravador para o microcontrolador PIC16F84A

Aprender a lidar com microcontroladores é quase uma exigaªncia para quem pretende investir em projetos de alta tecnologia, ou que atuem como se fossem inteligentes. Neste artigo propomos a montagem de um pequeno gravador para o PIC16F84A e que trabalha com o Ponyprog2000

Wellington Rocha Domingos

Os microcontroladores da Microchip vem fazendo sucesso e em vários equipamentos digitais é possível encontrar seus chips. A Editora Saber desde o início da publicação das revistas Eletra´nica Total e Mecatra´nica Fácil, vem apresentando diversos projetos com esses componentes, a exemplo do artigo : Gravador ProPic 2, com a comunicação paralela. Por isso, este artigo traz a montagem do gravador de PIC PGB-1 com comunicação serial.
O gravador de PIC PGB-1 foi criado para trabalhar com o Ponyprog2000, o mesmo software usado para o gravador de AVR publicado na revista Eletra´nica Total edição nº 113. Para este gravador não será necessária a instalação do Userport pois a comunicação com o PC é através da porta serial, o gravador de PIC PGB-1 é uma ótima opção para os iniciantes em microcontroladores uma vez que ele é bem simples e fácil de montar. Já o PIC16F84A foi o escolhido para atuar nesse gravador pela facilidade de programar e ser encontrado no mercado.

O Circuito

O circuito elétrico de nosso gravador é apresentado na figura 1. O leitor deve prestar atenção para a fonte de alimentação e observar que a alimentação de 9 V é somente para o LED2 e a de 5 V é apenas para o PIC, o LED2 foi empregado neste circuito para indicar quando o PIC é gravado e a sua visualização não é muito visível, observe que ele fica fracamente aceso com a conexao do PIC no soquete. Se o leitor resolver ignorar o LED2 basta apenas soldar um jumper no lugar dele e substituir o resistor de 1 K R2 por outro de 10 K.

Imagem

O LED1 serve apenas para indicar quando o gravador está ligado, CI1 é um regulador de tensao para 5 V e ele precisa de um radiador de calor pois em alguns casos ele esquenta (isso acontece por causa da corrente drenada pela fonte que não pode passar de 100 mA). Os resistores R4 e R5 servem de proteção para a porta serial do PC e não podem ter seus valores alterados. R1 serve de proteção para o LED1 e aconselhamos também que o soquete para o PIC seja do tipo Torneado para evitar que os pinos do PIC se entortem quando conectados no gravador.

Montagem em PCI

A montagem em PCI (Placa de Circuito Impresso) é mostrada na figura 2. A placa é de face simples e tanto o leitor iniciante quanto o profissional poderao confeccioná-la sem problemas, só chamamos a atenção para que os componentes polarizados não sejam invertidos pois um curto pode ser fatal para o circuito e devemos dobrar a atenção visto que estamos trabalhando com portas do PC e, na maioria das vezes, um erro pode ser fatal para a placa-mae. Por isso o leitor só deve conectar o gravador ao PC quando tiver certeza de que tudo saiu bem.

Imagem

Chegou a hora de ligarmos o nosso gravador, mas antes disso devemos fazer alguns testes (antes de conectar o gravador ao PC e o PIC no soquete). Certifique-se de que a fonte está ligada de maneira correta a  tomada de energia com a voltagem selecionada de acordo com a rede de energia, após feito isso ligue a fonte de alimentação ao gravador e, com a ajuda de um multímetro, selecione a escala para medir tensao contínua: encoste a ponte de prova positiva no pino 14 do soquete do PIC e a negativa no pino 5 e veja se a tensao exercida é de 5 V (uma tensao menor que 4,9V pode não ligar o PIC e uma tensao maior que 5 V pode danificá-lo ou resultar na sua queima).
Se alguma coisa não saiu conforme dito, daª mais uma verificada rápida e se possível remonte o circuito, se tudo tiver corrido bem com os testes, conecte o gravador ao PC como ilustra a figura 3.
Imagem

Instale o Ponyprog2000 e depois abra-o e configure-o como revela a figura 4, em seguida localize o arquivo HEX que tem seu download feito no site da revista e clique no botao Write Diverce.

Imagem

Se tudo correr bem vai aparecer uma mensagem de sucesso como exibe a figura 5,

Imagem

em seqa¼aªncia monte o circuito apresentado na figura 6: neste caso o cristal de quartzo Q1 e o resistor R1 sao importantes e não podem ser ignorados. Após feita a montagem, alimente o circuito com uma tensao de 5 V, os dois LEDs devem piscar como se fosse uma sinaleira de garagem.

Imagem

Para o cabo serial, temos o seu diagrama dado na figura 7 — os dois conectores sao faªmeas e o conector da placa é macho.

Imagem

Imagem

Conclusao

Este artigo teve como objetivo o assunto “microcontroladores” e apresentou a montagem de um gravador para atuar com ambiente do Ponyprog2000, sendo uma montagem simples e fácil de realizar. Continuaremos a trazer projetos com microcontroladores, desejo uma boa montagem a todos e até a próxima.
Marcio R. Ortolan

Visitem...

Imagem

Responder