Molde de silicone para cópia de resina.
A borracha de silicone usada nas fotos abaixo é a azul com dureza 5014, é boa para moldes pequenos com muitas reentrâncias, pois é bem maleável e macia. O fornecedor da borracha e da resina de laminação é a SIQUIPLAS, no site deles tem todo o material quimico e acessórios tanto para a borracha de silicone como a resina e entregam pelo correio qualquer quantidade de material comprado pelo site.
A receita da mistura entre borracha e catalisador é de;
- 50 ml de borracha
- 1,5 ml de catalizador
Deve-se misturar muito bem, a borracha de silicone antes de usá-la e depois de tudo medido e adicionado o catalisar, misturar até obter uma viscosidade mais liquida e ficando a cor por igual, não misturar a torto e a direita, senão vai aparecer muita bolha de ar e isso poderá estragar seu molde.
De inicio, a foto abaixo mostra a criação do que será a caixinha que comportará nosso molde de borracha, gosto de utilizar essas embalagens de panetone, congelados em geral, pelo motivo de ter uma certa resistaªncia e a parte interna ser impermeável, assim fica facil passar o desmoldante nele para que a borracha de silicone não grude nele.
Note que para cópias simples, basta prender o objeto na caixa, aplicar desmoldante e verter a borracha de silicone em cima, em um dos cantos do molde através de um fio fino, para eliminar as bolhas.
O soldadinho, tem uma base sobre ele, essa fará o papel de reservatório de resina, pois a mesma tem uma retração ao ir curando, assim tendo esse resevatório a mais sobre a peça, obtem-se a cópia por completa e sem falhas causada pela falta de resina no processo de cura.
para o knob abaixo, veja que foi criado um reservatório bem aonde será cortado posteriormente, e com isso após tudo fixado no lugar e aplicado o desmoldante (usar a vaselina sólina sobre a massa de modelar e nas paredes da caixa de papelao, já o silicone liquido deve ser aplicado na peça) a vaselina sólina não pode ser aplica sobre o objeto a ser copiado, pois ela pode comprometer a fidelidade da cópia.
Até entao falamos de um molde unico, ao qual retira-se a peça com uma certa facilidade, e no caso do botao a forma apenas será da parte externa do knob, necessitando depois de fazer um furo central no mesmo de acordo com o eixo do potemcia´metro a ser usado.
Em casos de termos que fazer a cópia de ambos lados devemos, fazer o molde em duas partes;
Cria-se uma metade de massa de modelar a qual servirá para dividir e acomodar a primeira parte de borracha de silicone, para isso é preciso encontrar aonde será a divisao da peça, pois haverá rebarbas nessa emenda.
É necessário, acertar a massa aonde será exatamente a metade do molde, em caso de aparecer algum vao entra a peça e a massa, deve ser fechado para que a borracha não passe para dentro da peça criando rebarbas e deformando a cópia.
Feito toda vedação e alinhamento da peça, cria-se furos ou deformações na massa para que crie um encaixe entre as duas partes de borracha, isso evita que uma parte fique desalinhada da outra causando deformação na peça copiada.
Mais uma vez falando sobre a vaselina, sempre a solida sobre a massa de modelar e paredes internas do papelao e na peça usar a vaselina liquida, ambas aplicadas com pincel fino e que não vá desprender a peça da massa.
Tudo lubrificado é hora de fechar a caixinha e isolar as laterais, com fita crepe mesmo.
Deve ser feito o mesmo com as laterias da massa por dentro da caixinha, senão vedar as laterais da massa a borracha vai escorrer pelos cantos da massa e depois que secar terá o trabalho de limpar o molde das rebarbas.
Feito isso, podemos após misturar a borracha com o catalisador, verter a mesma sobre o kinob, sempre por uma das laterais da caixinha até envolver por completo o objeto modelo a ser copiado, dependendo da peça pode-se deixar de 1/2 a 1 cm de todos os lados da peça a ser copiada, ficando assim um molde robusto, mas se quiser economia meros 1/2 cm dá e sobra, mas isso deve ser feito com cautela ou perderá o molde em pocas cópias.
Após ter secado a borracha de silicone, seca por completo em 24 horas, mas com 2 horas pode-se sedenformar da caixinha e retirar a massa de modelar.
Vai ficar a peça presa na borracha, e retirado a massa, deve-se limpar os residuos de massa, e acertar alguma ou outra rebarbinha de borracha, cortando com a tesoura ou lâmina de precisao. Com tudo no luga e limpo, aplica-se uma camada generosa de vasilina sólida sonre a borracha de silicone e nas paredes da caixinha de papelao novamente, na peça ser copiada, agora na parte interior (na metade que estava com massa) novamente apenas a vaselina liquida.
E verter novamente a borracha de silicone para criar a segunda parte do molde, a vaselina solida cria uma camada que não deixa a segunda frudar sobre a primeira parte ( se usar a liquida as duas partes se uniram e será imposspivel separá-las por igual.
Veja as duas partes abaixo, a parte de fora do knob e a arte interior, assim como os encaixes entre as duas partes.
Unindo-as a partes interna se encaixa uma na outra, basta verter resina e encaixar uma na outras, o excesso será empurrado pelas emendas, depois é só cortar e dar acabamento.
Para o molde fechado, "molde simples" ou "molde unico" temos uma das laterais aonde se encontra a peça, se a mesma for simples e tiver pouca reentrância que impedirá de ser removida, ouxando ou esticando o molde, deve-se fazer pequenos cortes, do interior da peça para fora, a ponto de poder abrir com os dedos e facilitar a retirada da peça.
Caso ainda não seja possível, deve-se criar um molde de duas partes, aonde a divisao será feita na raça, na base da lamina de precisao. o ruim é ter que acertar justamente o meio da peça, para que fique iguais as duas bandas, nãos se preocupem pois depois as borracha volta a forma normal e o encaixe entre as duas partes sao perfeitos.
Note que quase foi 100% a divisao pela lâmina, mas o que ficou segurando a peça pode ser feito um novo corte, para soltá-la, o ruim é que na hora de encher de resina devemos tomar cuidado com essas partes para que todos os orificios recebam resina sem bolhas de ar.
Peça liberada, é hora de colocar resinas nas duas partes, para que fique por igual na sparedes do molde de borracha, e evite bolhas, logo em seguida basta unir as partes e completar pela abertura do compartimento do reservatório.
Para manter unida as partes, use fita crepe ou algo que segure pelas laterais, até que a resina se encorpe e não escorra mais.
A resina de laminação endurece em questao de minutos, coisa de 18 minutos e seca complatamente em 24 horas.
Veja que ambas as partes se soltam com facilidade, haverá rebarbas, e com os 18 minutos é a hora certa para remover as rebargas maiores, deixa a peça secar mais um pouco dentro de uma das partes e só depois remova.
Se voaª colocou muito catalisador na resina, vai ficar uma meleca se só vendo, um grude pegajoso, não se preocupe que após a resina secar e fica menos gridento, se acertar a meistura da resina, vai desenforma sequinho e sem falhas.
Repitir o processo leva a tirar cópias perfeitas.
A peça sai do molde parecendo um filhote de largatixa, transparente e mole, cuidado pois a resina quebra muito fácil, mesmo estando mole, o jeito é paciaªncia, pois pode-se ir tirando cópia e colocando para secar, para no dia seguinte dar acabamento.
Costumo aplicar um demao de spray cinza metálico sobre a peça grudenta, pois ajuda a secar e serve como prime, pois aconselho o uso de primer sobre as peças e depois uma lixadinha aqui outra ali e temos um cópias até melho que a original dependendo do caso e utilização da mesma. As miniaturas abaixo sao na escala de 1/72 (os soldadinhos tem a altura de 2,2 mm)
Note que no caso de miniaturas, para ferromodelismo e plastimodelismo, cópias com bolha de ar, falhas, partes quebradas tudo pode ser aproveitado, remendado com massa plastica PUTY e colado com superbonder, uma boa pintura e o domínio das técnicas, podem levar vocaª a confundir quem é cópia de resina e quem é plástico injetado.
não sou expert no assunto, e isso deverá servir de complemento a outros tutorias de cópia de resina e moldes de silicones.
No "youtube" existe dezenas de vídeos a respeito, basta dar uma pesquisada e em poucos dias, estará fazendo muita coisa com borracha de silicone e rezina de laminação.
Escolhi o botao knob para exemplificar, de que fazer cópias é muito simples, aqui por exemplo realizo muita manutenção d eaparelhagem de igreja, e uma hora ou outra me aparece uma mesa de som ou amplificador faltando botaµes, nessa hora tenho meus moldes de silcones de já alguns exemplos aonde faço a cópia e reponho no aparelho, o acabamento e pintura sao feitos com tinta esmalte sintético e aplicados com um aerografo "Sagyma 771"
Tanto que esse hobbye, de cópias e modelismo, em um aºnico serviço aonde pude repor 3 botaµes e uma alavanca de uma das chaves de função de um aparelho de som antigo, pagou todo material de borracha e resina e ainda sobrou um trquinho...
Logo maos colocarei outro tópico com mais detlahes e alguma coisa sobre resina.
Molde de borracha de silicone para cópias em resina
- Marcio_Ortolan
- Comunidade Técnica VIP
- Mensagens: 102
- Registrado em: Qua Out 29, 2008 9:23 am
- Localização: Arujá - SP
- Contato:
- Marcio_Ortolan
- Comunidade Técnica VIP
- Mensagens: 102
- Registrado em: Qua Out 29, 2008 9:23 am
- Localização: Arujá - SP
- Contato:
Re: Molde de borracha de silicone para cópias em resina
Valdemar;
A respeito do molde produzir poucas peças, acompanhei o desenrolar desse problema no forum de modelismo e platismodelismo da webkits, me parece que a solução foi utilizar um silicone de acordo com a peça, digo;
-Se for cheia de reentrâncias , furos etc. deve-se utilizar um silicone mais mole e elástico, assim acaba com o problema de soltar pedaços do molde.
-Se for uma peça simples, podemos utilizar até a vermelha mais dura, que é indicada para metais.
-Fazer o molde bipartido ou em mais partes, sempre visando facilitar na hora de tirar a cópia do molde.
Em alguns exemplos citados, conseguimos uma cópia perfeita e sem imperfeições, mas cada caso é um caso e deve-se estudar bem a posição da peça e a divisao do molde.
A respeito do molde produzir poucas peças, acompanhei o desenrolar desse problema no forum de modelismo e platismodelismo da webkits, me parece que a solução foi utilizar um silicone de acordo com a peça, digo;
-Se for cheia de reentrâncias , furos etc. deve-se utilizar um silicone mais mole e elástico, assim acaba com o problema de soltar pedaços do molde.
-Se for uma peça simples, podemos utilizar até a vermelha mais dura, que é indicada para metais.
-Fazer o molde bipartido ou em mais partes, sempre visando facilitar na hora de tirar a cópia do molde.
Em alguns exemplos citados, conseguimos uma cópia perfeita e sem imperfeições, mas cada caso é um caso e deve-se estudar bem a posição da peça e a divisao do molde.