29/10/2008 - 09h35
Casas Bahia suspendem compras de fornecedores para não elevar preços
Fonte : Folha Online
Mesmo ainda não tendo sentido os efeitos da crise, a rede de eletrodomésticos Casas Bahia, maior do país, deve suspender as compras dos fornecedores que estiverem reajustando os preços em razao da alta do dólar. A medida pretende evitar que a empresa seja surpreendida mais a frente, segundo a coluna "Mercado Aberto", de Guliherme Barros, publicada na Folha desta quarta-feira (íntegra disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL).
Segundo Michael Klein, diretor-executivo das Casas Bahia, nos aºltimos dias, vários fornecedores começaram a subir os preços de seus produtos usando o argumento da alta do dólar. Os reajustes vao de 10% a 30%, dependendo do peso do componente importado. Ele "sabe que a elevação dos preços afeta diretamente o poder aquisitivo da população", diz o texto. "É esse efeito que ele quer evitar ao rejeitar os aumentos de preços da indaºstria."
Na semana passada, a FGV (Fundação Getulio Vargas) informou que o ICC (andice de Confiança do Consumidor) teve queda de 10% neste maªs, chegando ao menor nível desde junho de 2006.
"O ICC continua a sofrer influaªncia da volatilidade vista na percepção do consumidor em relação a situação econa´mica em cada cidade", informou a FGV em um comunicado. Segundo a sondagem, a parcela dos que avaliam a situação econa´mica local como boa caiu de 16,9% no maªs passado para 10,1% neste maªs e a proporção dos que a avaliam como ruim aumentou de 34,2% para 48,2%.
Também pioraram as expectativas em relação aos próximos seis meses: a parcela dos que esperam melhora da situação econa´mica local diminuiu de 31,3% para 23,1%. A dos que projetam piora aumentou de 13,1% para 30,6%.
O coordenador de Análises Econa´micas da FGV, Aloísio Campelo, lembrou, no entanto, que os consumidores revelaram-se com mais disposição para comprar. De setembro para outubro, o percentual de pessoas que pretendem aumentar os gastos com a aquisição de bens duráveis (veículos, eletrodomésticos, móveis e outros) subiu de 13,5% para 17,2%. Já o total dos que esperam reduzir as compras variou de 34% para 32,1%.
Ele considerou natural o consumidor ampliar a intenção de compra, mesmo diante da crise. "O ímpeto de comprar sempre cresce com força em outubro. Mas acontece que desde maio o indicador está num nível muito baixo, bem menor do que no ano passado. O que acorreu em outubro foi só um pequeno ajuste."
Leia mais
Chegada do Magazine Luiza acirra concorraªncia em Sao Paulo
Crise abala confiança, mas consumidor pretende ir a s compras
Confiança do consumidor piora em outubro e despenca 10%
Efeitos de crise sobre crédito elevam inadimplaªncia em setembro
Vendas pela internet devem crescer 35% neste ano, diz consultoria
Especial
Leia o que já foi publicado sobre a confiança do consumidor
Navegue no melhor roteiro de cultura e diversao da internet
Casas Bahia suspendem compras de fornecedores para não elevar preços
- leandropalmeira
- Comunidade Técnica VIP
- Mensagens: 3924
- Registrado em: Seg Out 20, 2008 11:14 am
- Localização: Caxias do Sul - Rio Grande do Sul
- ALEX-RJ
- Comunidade Técnica VIP
- Mensagens: 110
- Registrado em: Ter Out 28, 2008 9:35 am
- Localização: RIO DE JANEIRO
Re: Casas Bahia suspendem compras de fornecedores para não elevar preços
ALGUMAS LOJAS Ja ESTaO COM FINANCIAMENTO PRÓPRIO, ATRAVÉS DOS VELHOS CARNaŠS.
O BANQUEIRO QUE ADORA UMA CRISE FINANCEIRA, POIS SEMPRE GANHAM Ja
AUMENTARAM OS JUROS PARA FINACIAMENTO.
O BANQUEIRO QUE ADORA UMA CRISE FINANCEIRA, POIS SEMPRE GANHAM Ja
AUMENTARAM OS JUROS PARA FINACIAMENTO.
O QUE VOCÊ PLANTAR HOJE VAI COLHER NO FUTURO