Olá a todos, sou estudando de engenharia mecatronica e estou com um problemao para resolver, bom, estou com um projeto feito no proteus sou iniciante ainda. Para facilitar pra todo mundo vou postar aqui o meu projeto do proteus junto com o arquivo.
OBS: coloquei um comentario que tem uma virgula no mesmo, se tirar a virgula da pra simular no proteus
https://rapidshare.com/#!download|972p9 ... 1519CF|0|0
OBS: coloquei um comentario que tem uma virgula no mesmo, se tirar a virgula da pra simular no proteus
Aqui vai uma foto do meu projeto.
https://rapidshare.com/files/2437991341/fotoprojeto.jpg
Vou explicar agora oque eu quero fazer.
Meu projeto é todo controlado por um microcontrolador que funciona com uma tensao de 5V, esse microcontrolador não tem no proteus, entao eu fiz uma caixinha ae com entradas e saídas. Usei uma fonte de 12V e liguei a fonte em um driver, o driver que eu estou usando na pratica é esse mesmo que está no meu projeto o uln2003. Liguei a entrada comum com o polo positivo da bateria, a entrada 1B está ligado ao microcontrolador que eu estou usando, o motor entao vai ser controlado via microcontrolador, vai sair uma tensao de 5V e entrar na porta 1B, quando estiver indo 0V para 1B o motor para de funcionar. O meu motor é de passo DC que trabalha com 12 V de tensao.
Meu primeiro problema foi, não consegui simular esse esquema no proteus, fiz um esquema do uln2003 no programa para ver como que funciona os transistor, o mesmo se encontra no arquivo de projeto mais a esquerda. Meu esquema aparenta estar funcionando perfeitamente.
Agora meu segundo problema, estou querendo usar um divisor de tensao para obter uma tensao de 5 V e usar ela para controlar os LDRS e o meu microcontrolador, porém quando tento simular essa parte as tensões estao dando um valor muito estranho, não estou conseguindo escolher os resistores certos...
Quero que os meus LDRS funcionem de modo que quando a a luz não sobrepor sobre o LDR consiga uma tensao de + ou - 4 volts, quando a luz estiver em cima do LDR obtenho uma tensao de + ou - 0 volts.
Muito obrigado.