Comparativo de Adaptadores AC/DC de 12 W
Este artigo descreve um comparativo entre conversores AC/DC: um baseado no controlador FSQ0365 e o outro em um simples circuito Auto-Oscilante
Radamés Toth Garcia
Antes
Fonte Auto-oscilante
Temos abaixo uma fonte chaveada controlada por um circuito Auto-oscilante, onde o controle de PWM é feito pelo ajuste de resistores e capacitores no primário da fonte. Neste circuito não temos um controle de frequaªncia muito preciso, pois a frequaªncia de chaveamento varia em função da tolerância dos resistores e capacitores do circuito auto- oscilante.
Temos um optoacoplador onde se realiza o feedback, ajustando assim o duty cycle do PWM e fazendo com que a tensao de saída da fonte aumente ou diminua. Quando há um curto- circuito na saída da fonte por um longo período, o PWM não consegue se desligar por completo, fazendo com que a corrente do primário aumente e queimando por sua vez alguns componentes.
Temos a grande desvantagem de eficiaªncia na conversao de energia, o que atualmente é visto em todo lugar com grande importância, temos vantagem na fabricação que, por utilizar poucos componentes, facilita a montagem, mas não temos uma fonte confiável.
Veja o circuito da fonte auto-oscilante abaixo, na figura 1.
Depois
O FSQ0365 é um sistema integrado com controlador Pulse Width Modulation (PWM) e Sense FET, especificamente concebidos para o Switch Mode Power Supplies (SMPS) com o mínimo de componentes externos. O controlador PWM integrado inclui oscilador de frequaªncia fixa, soft start interno, controle da temperatura interna, tensao e corrente para a autoproteção do circuito.
Comparado com conversor auto-oscilante, isto reduz: o custo total, tamanho e peso, e simultaneamente aumenta a eficiaªncia, produtividade do sistema e o principal, a confiabilidade da fonte. Este dispositivo é uma plataforma básica, bem adaptado ao custo efetivo para projetos de fontes de alimentação. O circuito utiliza o que há de mais inovador em termos de controlador para fonte chaveada.
Na figura 2 temos o diagrama de blocos interno do controlador, onde visualizamos todos os recursos internos do controlador.
Segue o esquema elétrico de uma fonte chaveada, utilizando o controlador FSQ0365 (figura 3).
A tensao de saída pode ser alterada ajustando-se os resistores R9 e R 10, e variando-se os valores deste divisor de tensao podemos fazer com que a tensao de saída aumente ou diminua.
O controlador pode ser ajustado para trabalhar no modo Valley Switching (VSC) (vale de chaveamento), realizando um espalhamento de frequaªncia e reduzindo a EMI colocando- se um divisor de tensao no pino de Sync. No esquema elétrico ligamos um resistor R1, fazendo a fonte chaveada operar no modo comum.
Utilizamos um optoacoplador que realiza o feedback da fonte de alimentação, interrompendo seu funcionamento por completo quando houver alguma anormalidade na saída da fonte, seja ela sobretensao, sobrecorrente ou um curto- circuito. Colocamos no circuito um TL431, o qual faz com que aumentemos a precisao da tensao de saída.
Temos muitas vantagens em utilizar um FPS (Fairchild Power Switch), tais como baixa EMI (Electromagnetic interference) através do controle variável de frequaªncia e modulação em frequaªncia; eficiaªncia elevada, pensando na mínima tensao de chaveamento; proteção contra sobrecarga. Proteção contra sobretensao. Desligamento interno por super- aquecimento.
Este é apenas um recurso para que os projetistas desenvolvam seus projetos usando as mais avançadas tecnologias em fontes chaveadas. Um detalhamento maior sobre este controlador pode ser obtido no site.
*Originalmente publicado na revista Saber Eletra´nica Nº439
Marcio R. SP
http://www.virtuatec-eletronica.com.br
Comparativo de Adaptadores AC/DC de 12 W
- Marcio_Ortolan
- Comunidade Técnica VIP
- Mensagens: 102
- Registrado em: Qua Out 29, 2008 9:23 am
- Localização: Arujá - SP
- Contato:
- Marcio_Ortolan
- Comunidade Técnica VIP
- Mensagens: 102
- Registrado em: Qua Out 29, 2008 9:23 am
- Localização: Arujá - SP
- Contato:
Re: Comparativo de Adaptadores AC/DC de 12 W
leandropalmeira escreveu:Márcio ,o problema ,pelo menos aqui no RS é conseguir os componentes ,principalmente os trafo drivers !
Estes seus projetos sao muitos aºteis ,mas esta gringada daqui só pensa em comer polenta e não esquenta com este tipo de coisa .Só encontramos componentes tradicionais no mercado aqui .
Separa, alguns;
- reatores eletra´nicos
- lâmpadas eletra´nicas
- fontes de DVD queimadas
Nestes vocaª encontrará um naºcleo e um carretel, para desmontar, basta deixar de molho no theener e depois aquecer o ferrite nas emendas.
Uma vez conseguido o material do trafinho, o restante é pouca coisa e pode-se optar por diverssos CIs PWM e ou até os circuitos auto-oscilante.
Abraço.